Como diz o Catecismo da Igreja Católica, recuperando palavras
de Santo Agostinho, o sermão da montanha pode ser considerado a “carta magna”, a
“constituição” da vida cristã, numa linguagem mais acessível.
Porém, apesar da simplicidade com que Jesus o apresenta, não deixa
de ser, como conclui o salmista, uma “ciência tão alta que é impossível entender”.
Ou seja, é mistério!
E, sendo mistério escondido de todos desde a eternidade, Deus o
vem revelando em doses homeopáticas através da história da humanidade, de modo
que a sua palavra faça da terra árida que é o coração do homem ferido pelo
pecado uma terra fértil que gera frutos de vida eterna. E para a vida eterna.
Lendo atentamente o que nos chega pelos evangelistas deparamos
com mandamentos e conselhos que são, verdadeiramente, impossíveis de serem
observados e cumpridos por nossa humanidade pecadora.
Como almejar ser pobre num mundo onde ‘ter’ vale mais do ‘ser’?
Como oferecer a outra face e não revidar à agressão? Como repartir o ‘quase
nada’ que tenho? Como abrir mão dos meus interesses para ir ao encontro do outro?
Pôr-me a serviço do outro, fazer-me servo – como?
A chave para interpretar essa palavra dura é-nos oferecida pelo
próprio Jesus, quando, em seguimento à afirmativa de que a Lei deve ser
cumprida, declara que Ele é quem a cumprirá.
Não nós, você e eu, com nossa natureza decaída, mas Ele!
E isso em função da nossa felicidade, pois Deus sabe que somos
profundamente infelizes. Nossa alma é infeliz!
E a verdadeira razão de nossa infelicidade, do “vazio” que sentimos,
da nossa insatisfação com tudo é decorrência do rompimento nosso com Deus. Insistindo
em fazer somente a nossa vontade rejeitamos Deus, recusamos o seu amor. Mas nossa
alma, que não consegue se alegrar com o ‘ter’, quer contemplar outra vez a face
do Senhor, sente falta de Deus.
Como saciar, então, essa ‘sede’ de Deus, essa ‘sede’ de
eternidade que trazemos em nós e que por vezes nos consome?
É importante termos consciência de que a palavra de Deus – e em
especial aquela proferida por Jesus – tem a finalidade de se cumprir, de se
realizar. Igual à água da chuva que, descendo dos céus, não retorna sem antes
ter regado a terra conforme determinado pelo Senhor.
E onde se cumpre a palavra de Deus? Em nossa vida, na minha e
na sua.
Isso significa dizer que essa mudança realizada pela palavra de
Deus não nos fará mais jovens, bonitos nem mais inteligentes ou cultos segundo
o mundo.
Mas, sim, nos aproximará da imagem e semelhança do Criador que
é, em resumo, misericórdia e compaixão, Amor.
Contudo, para viver o sermão da montanha é necessária uma
transformação profunda no espírito, o que só é possível a quem desistiu de
fazer a sua própria vontade e passou a admitir que fazer a vontade de Deus é o
melhor.
Esse ‘suicídio’ do egoísmo não vem da noite para o dia, nem é
alcançado com mero esforço humano – é graça, presente que Deus concede aos que
o buscam incessantemente; seja pela oração, mas também pelo deixar-se seduzir
pelos encantos do Reino.
Ser como Jesus, ter o mesmo pensamento, as mesmas atitudes,
enfrentar os mesmos desafios. Ter Cristo vivendo em nós, como o reconhece São Paulo.
Ser outro Cristo, permitindo que sua palavra penetre em nós, alcançando nosso
coração e guie nossas atitudes.
Porque é no coração que nasce toda vontade humana de agir, seja
para o bem, seja para o mal.
Mas a verdade é que temos um coração malvado, fruto da nossa permanência
no pecado, de nossa pouca oração. Do nosso rompimento com Deus e aceitação da
ideia de que podemos ser felizes por nós mesmos, fazendo sempre a nossa vontade
e procurando ser senhores de nossa vida.
Ainda assim somos amados por Deus, que não cessa de nos querer
em seu Reino.
Mas, uma vez que não podemos habitar esse Reino com nossa
natureza decaída, é preciso removê-la, transformá-la, transfigurá-la.
E como não podemos realizar tão grandiosa tarefa, por sermos incapazes
de converter nossa humanidade pecadora fazendo-a semelhante à de verdadeiros filhos
de Deus, é certo que precisamos de ajuda, da ajuda dos céus.
Esse é um processo bastante lento e que exige de nós algo que geralmente
não temos: paciência. Porque o mundo nos tem ensinado a ser imediatistas – não toleramos
esperar, queremos tudo agora.
Como essa mudança não vem como num passe de mágica, mas
acontece no tempo de Deus, que é bem diferente do nosso, não raro ocorre de “atropelarmos”
a história, queimarmos etapas e, como consequência, nos tornarmos ainda mais
infelizes e, por isso mesmo, desanimados.
O desafio que o sermão da montanha nos lança é o de repensar nossa
trajetória, observando com atenção cada momento da caminhada, pois Deus fala
conosco por meio dos acontecimentos.
E, sendo assim, precisamos estar em sintonia com Ele para
podermos interpretar com precisão os sinais que coloca à nossa disposição.
Somente assim conseguiremos chegar ao Reino que nos está destinado.
O “estar vigilante” consiste nisso e seguir as pegadas de Cristo
só é possível quando nos deixamos conduzir pelo seu Espírito, pois não conhecemos
o caminho – em verdade somos como ovelhas, que precisam do pastor a lhes
indicar o rumo certo, até as pastagens verdejantes e de água cristalina e pura.
Somente assim se cumprirá em nós o sermão da montanha e, ao contemplá-lo
novamente – lendo ou escutando – veremos que ele reproduz exatamente o que Cristo
modelou em nós.
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